top of page

O dia em que eu comprei um vasinho com flores


Elas viraram minha companhia. Combinavam com o rosa das minhas roupas, com o laço nos cabelos, alegraram os meus dias e os fez mais amarelinho.

Passei até a admirar a cor amarela dos ônibus, das placas de trânsito, dos cones de rua

e dos postites.

Fiz um recadinho para olhar todos os dias com o dizer:

LEMBRETE!

  • Segunda-feira e quinta-feira – regar as florzinhas;

  • Adubá-las daqui a 30 dias;

  • Levar as florzinhas para tomar banho de sol;

  • Não esquecer de levá-las para tomar banho de chuva também.

Não vou negar que elas me movimentaram, tiraram minha bunda da cadeira. Comecei a tomar chá com torradas, deixei minha insignificância de lado, minha solidão foi esquecida. Adquiri uma nova reputação “a menina e seu vasinho”, talvez tenha superado a reputação da “menina dos sapatos de ouro”. Só acho.

Agora se tratava de uma companhia, de um novo universo cheio de descobrimentos e surpresas. Viraram um incentivo para ir trabalhar, sair de casa, porque agora tinha algo que precisava de mim para sobreviver.

Planejo seu futuro, pesquiso sobre elas, procuro um novo vasinho a cada lojinha que passo em frente, reparo suas pequenas mudanças a cada dia. Fico triste por saber que vão morrer e espero ansiosa pela primavera quando vão florescer.

Plantei no meu jardim sonhos bons, enterrei pesadelos e comprei flores.

bottom of page